quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Gotinha Mariana - história cruzada



Era uma vez uma Gotinha chamada Mariana e que vivia numa nuvem. Um dia, caiu numa árvore e viu muitos pássaros lá pousados. A Gotinha Mariana pousou nas penas de um pássaro e depois caiu para a terra. Ela escondeu-se num arbusto. Encontrou uma menina muito alta, que sorriu para a Gotinha Mariana. A Gotinha Mariana estava a chorar muito porque as suas irmãs fugiram dela e ela estava agora sozinha.

Catarina Rodrigues

O cavalo branco e o burro Sam. - história cruzada


Era uma vez um cavalo branco, com pintas castanhas e muitos pássaros que eram abrigados por uma grande árvore. Um dia, essa árvore morreu e eles procuraram uma outra árvore. Encontraram uma com três anos e que era filha da que tinha morrido. A árvore mais nova era um salgueiro que dava muita sombra.

Uma vez, um senhor idoso, chamado Rafael, e um menino chamado Pedro iam para a feira vender o seu burrito, o Sam. A caminho da feira, o burro farejou o cavalo de raça lusitana, que tinha fugido. O burro relinchou e foi ter com o cavalo branco. Aí, o senhor Rafael explicou ao cavalo e aos pássaros que ia vender o burro, pois já não tinha comida para lhe dar. Como ali ao lado havia dois campos com muito pasto, o cavalo pediu ao senhor Rafael que deixasse lá o Sam e assim teria mais companhia, além dos pássaros. O senhor Rafael e o Pedro acharam que era uma boa ideia, pois assim poderiam visitá-lo sempre que quisessem.

Filipe Abel Gomes

O pica-pau e o pavão



Era uma vez um pica-pau, que voava pela aldeia e encontrou um menino chamado João Pedro. Este menino tinha um nariz muito comprido e o pica-pau pousou no seu nariz. Tirou-lhe algumas catotas e voou rapidamente para o seu ninho, para alimentar os filhotes. De repente, chegou um pavão e viu o pica-pau a alimentar os seus filhotes. Foi então que o pavão perguntou:

-O que estão a comer?

E os filhos do pica-pau responderem:

- Estamos a comer catotas.

Então disse-lhes o pavão:

- Larguem isso, eu trouxe-vos minhocas.

Os bebés ficaram muito felizes e agradeceram as minhocas ao pavão.


João Pedro Araújo


O pássaro colorido e a flor - história cruzada


O pássaro colorido encontrou a flor, que nasceu da semente e da raíz sem medo. O pássaro colorido penicou a flor para comer as sementes do girassol. O pássaro ficou com o papo cheio e foi para o ninho dormir.

Manuel Casimiro